Lucca Gussoni
By Mariana Sayad - 8 de agosto de 2016
O aluno em destaque deste mês é o Lucca Gussoni, aluno da Faculdade de Música Souza Lima e de técnica vocal do professor Gilson Nery. Ele estará no musical A Beatles Project, que estreia em novembro.
Desde quando você estuda música?
Lucca – Estudo música desde os 9 anos. Comecei aprendendo guitarra e aos 14 anos comecei os estudos no canto e piano.
Quando começou a estudar no Souza Lima?
Lucca – Comecei a estudar canto no Conservatório Souza Lima em 2014, visando entrar na faculdade. Atualmente, estou cursando o quarto semestre na Faculdade Souza Lima e tenho aulas com foco em técnica vocal com Gilson Nery.
Você foi selecionado para o papel principal do musical “A Beatles Project”. Conte-nos como foram os testes?
Lucca – O primeiro teste foi a audição aberta (open call) no qual tive que cantar, interpretar e dançar. Em seguida, os diretores começaram a selecionar os personagens para o musical, o que levou cerca de um mês. Todos os selecionados foram submetidos a testes bem intensos de canto, dança, interpretação e improvisação, levando-nos ao nosso limite. Por fim, fui chamado para fazer o papel de “Jude”, o protagonista do musical.
Quais outros musicais você já participou?
Lucca – Já participei de algumas montagens amadoras, mas esse é meu primeiro espetáculo musical, o que foi uma grande surpresa. Considero o ” A Beatles Project” como um divisor de águas na minha carreira profissional. Desde os 15 anos, trabalho como cantor e compositor. O teatro musical apareceu em minha vida em 2014, quando vi o musical “Rei Leão” e fiquei impressionado com a união do canto, dança e interpretação. O “acting your song”, ou seja, atuar o que a letra da música diz, foi o que me atraiu para esse ramo, e fez com que eu começasse a me aprofundar.
Qual dica você gostaria de dar para quem quer trabalhar nesta área?
Lucca – Fazer teatro musical é um trabalho muito sério, que exige muito esforço físico e mental. É necessário dedicação e foco e, além de tudo, respeito com todos que estão no musical, pois todos são fundamentais para a construção de um bom espetáculo. Não esquecendo o básico que é: uma alimentação saudável, prática de esportes, aulas de canto, equilíbrio emocional…
Quais são seu planos para o segundo semestre de 2016?
Lucca – No segundo semestre de 2016 vou focar nos ensaios para o musical, que estreia no dia 11 de novembro e terá sessões de sexta a domingo.
Também tenho alguns projetos musicais voltados para o pop/R&B com composições minhas que vou dar continuidade e possivelmente lançar um single. Minha meta desde que entrei na Faculdade é a transferência para a Berklee, a qual pretendo fazer no próximo ano.
Pratica de Gospel
Aluno destaque de Novembro/13
Fernando Ordones
“Fernando & Os Heróis Voadores”
Fernando Ordones, natural de São Paulo, capital - mais especificamente da Zona Leste - é cantor e compositor e está se aventurando no lançamento de seu primeiro EP, “Fernando & Os Heróis Voadores”. No EP, além de dar voz para suas composições, Fernando ainda arrisca algumas bases de violão e guitarra, além de alguns arranjos de teclados.
Gravado em algumas sessões nas altas madrugadas do bairro da Casa Verde, o EP “Fernando & Os Heróis Voadores” tem sete faixas que contam um pouco das experiências e sensações de um cara que vive em São Paulo. Dor de cotovelo, ansiedade, desconfiança e amores, fictícios ou não fictícios, são cobertos, cantados e declamados nas canções do EP.
Com influências que vão de Beatles a Ramones, passando por Beach Boys, Sidney Magal, Renato Teixeira e Amália Rodrigues, as músicas de “Fernando & Os Heróis Voadores” contam com algumas baladas que flertam com o folk e o fado, canções mais pop/rock, uma pegada mais brega, anos 60, punk rock e até experiências com um quarteto de cordas sintetizado, em uma mistura absolutamente despretensiosa, sem nenhuma obrigação de fazer sentido.
Os Heróis Voadores não possuem uma formação fixa, são nômades, ficam voando por aí. “Toquei com todos os Heróis Voadores em algum momento, em alguma banda, e quis contar com a participação de todos na gravação das músicas que escrevi. Assim tenho todos meus amigos por perto”, explica Ordones. Na gravação do EP eles foram Kleber K. Shima, responsável por guitarras e arranjos; Flávio Ordones na bateria e backing vocals; Leandro Pingo no baixo; Rodrigo Diullas nas guitarras e arranjos; Fábio Murcia nos backing vocals e Alex Casarotto também nas guitarras. O disco ainda contou com a participação nos backing vocals de Ricardo Peso e Diego Peso, ambos da banda Velhos Garotos, Michel Bárbaro na programação de sintetizadores e arranjo na faixa “Frio”, e do senhor Zé do Bandolin em participação especial na faixa “Jamais Confiou”.
Além disso, o EP já nasce acompanhado do clipe da canção “Jamais Confiou”. Dirigido por Fábio Menezes e com direção de fotografia de Ernesto Kobayashi, do Coletivo Brother’s Filmes, o clipe foi rodado nas ruas de São Paulo – do glamour da Av. Paulista ao centrão da cidade – e mostra as aventuras de um coração desconfiado, que após passar por lgumas agruras já não consegue confiar em ninguém.
O disco está disponível para download total em www.fernandoordones.com.br
Clipe de “Jamais Confiou”: http://www.youtube.com/watch?v=8CW1M86wUAk
Facebook:http://www.facebook.com/pages/Fernando-Ordones-Fernando-Os-Her%C3%B3is-Voadores/127205140687274
Lenna Bahule
Lenna Bahule é uma cantora e compositora de 24 anos cujo estilo musical pautado no afrojazz incorpora canções e influências brasileiras temperadas com seu toque pessoal. Natural de Maputo, capital de Moçambique, estuda música desde os seis anos de idade, quando ingressou na Escola Nacional de Música (ENM), tendo como especialidade o piano e cantando no coral.
Integrou as bandas Sem Limites e NDZILO, de afrojazz. Apresentou-se na Associação dos Músicos Moçambicanos e no Music Cross Roads – festival internacional de novos talentos na música, no qual conquistou com sua banda o quarto lugar. No Instituto Superior Politécnico Universal (ISPU), realizou diversas apresentações. Aos 16 anos de idade, foi convidada a fazer uma apresentação individual na Escola Nacional de Música.
Lenna colaborou com vários artistas moçambicanos, como Mingas, Deodato Siquir, Simba, Ras Haitrm, João Cabaço e Gabriel Chiau. Internacionalmente, trabalhou com Spirits Indigenous e Phephile, da Swazilândia, e Caixa Cubo, Familia Gangsters e Ilú Obá De Min, do Brasil. Fez, ainda, parte do grupo moçambicano TP50 e participou do festival internacional UMOJA, que reúne artistas de vários países. Foi backing vocal do veterano Stewart Sukuma, tendo excursionado por vários países da Europa e no Brasil entre 2011 e 2012.
Seu primeiro trabalho solo está sendo concluído na Suécia, após ter sido gravado com a participação de moçambicanos e europeus no país natal da cantora, e traz seis composições próprias. Uma amostra do trabalho em finalização pode ser apreciada no perfil da artista no Soundcloud.
Lenna conquistou uma bolsa de estudos pela Berklee College of Music, mas optou por passar antes um período de estudos no Brasil. Estuda canto no Conservatório Souza Lima Com o Professor Gilson Nery e faz parte da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), onde pretende permanecer até a conclusão dos cursos.
Felipe Santana
|
Felipe nasceu em Santa Maria (RS), no ano de 1987. Sempre estimulado por sua família, e atraído por tudo que fosse ligado a arte, e comunicação, começou sua vida musical, um pouco cedo, ao ganhar um violão de seus pais, que foi o primeiro instrumento na qual passou a se dedicar. Autodidata, em pouco mais de três meses, já dava sinais de que seu futuro musical iria longe, e mal sabia ele que era justamente a musica que mudaria a sua vida por inteiro.
|
|
Cristina Cabianca
|
CRISTINA CABIANCA - cantora, compositora e atriz. Teve a grata satisfação de arrancar aplausos da banca avaliadora do “Musical Evita”. No final de 2010 lançará seu Cd de estréia POESIAS MUSICAIS como cantora, compositora e produtora tendo o Professor Gilson Nery do Conservatório Souza Lima como Vocal Coach de seu trabalho. Sua obra POESIAS MUSICAIS transita entre a Música Brasileira, o Pop e elementos da World Music. As letras são poesias autobiográficas como em Tango do Fogo, Olhos de Gabriel ePalha do Coqueiro e temas místicos como em Atlântida, O canto da Sereia ePlêiades. Cristina Cabianca foi musicalizada por seu pai desde os 3 anos. A partir do 8 anos estudou piano e mais tarde violão e guitarra. Aos 15 anos começou participar de festivais de música como cantora e compositora em bandas de colégio. Ainda dedicando-se à música começou a estudar também Artes Cênicas e conheceu o renomado diretor de Teatro Silnei Siqueira - diretor que a pedido de Chico Buarque dirigiu os musicais: Os Saltimbancos e Morte e Vida Severina sendo inúmeras vezes premiado. Com Silnei Siqueira, que se tornou seu Mestre e por quem é grata pelo imenso aprendizado de performance cênica, cantou, compôs e atuou em inúmeras Peças e Musicas por mais de 6 anos. Também nesse período trabalhou como atriz e cantora com os diretores de Teatro e TEATRO Musical Ednaldo Freire, Ana Taglianetti e Yacov Hillel. Aperfeiçoou suas técnicas de canto lírico e popular na Broadway Dance Center em Nova York, e com grandes mestres no Brasil. Teve a grata satisfação de arrancar aplausos da banca avaliadora do “Musical Evita” no qual foi aprovada no teste de voz. Myspace: www.myspace.com/cristinacabianca |
|